- Área: 332 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:David Cervera Castro
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado no norte da cidade de Mérida, na península de Yucatán, MX; dentro de uma das principais áreas urbanas de alto crescimento.
O projeto é implantado num terreno com forma irregular, concebido como um oásis urbano, um espaço de pausa e integração com a natureza. O programa arquitetônico é desenvolvido em três volumes em dois níveis com um pátio central que articula e integra ambos com o exterior mediante grandes vãos, privilegiando a entrada de luz e ventilação natural às áreas públicas e privadas do projeto.
O pátio central é convertido no coração da composição e coloca o usuário em contato direto com o exterior.
A área pública é distribuída no primeiro nível e é articulada por uma circulação geral que aravessa o projeto inteiro tendo como marco o pátio central.
Na parte superior encontra-se a área mais privada, onde a circulação geral que conecta os dois dormitórios continua integrada com o pátio central e tem aberturas mais restringidas que moderam e regulam a luz, gerando ambientes mais agradáveis.
Nos acabamentos utilizados no projeto pode ser encontra uma perfeita integração com a cultura local maia, posto que foi utilizada a resina de uma árvore da região chamada "chukum" para criar um estuque fino, que ao ser aplicado enfatiza o caráter endêmico da residência e elimina a manutenção da mesma.
A pedra maia nos pisos reforça o ambiente rústico e os tons escuros da madeira na circulação.